GANHAR DINHEIRO

18 de maio de 2011

SENSÍVEL DISCERNIMENTO

  
 Ao lermos Atos dos Apóstolos é impressionante perceber o que aconteceu com Paulo. Deus confundiu a todo o povo com a conversão desse apóstolo. Até  mesmo os discípulos do Senhor, ficaram perplexos e com medo, porque achavam que era uma espécie de armadilha de Paulo, para encarcerar a todos quanto invocavam o nome do Senhor Jesus. Sendo assim, Paulo de perseguidor passou  a ser perseguido pelo povo judeu. Foi  necessário o Senhor aparecer a Ananias  e lhe falar sobre o que de fato acontecera a Paulo, que você pode conferir lendo em Atos 9:10 -19.




O capítulo 16:16 -18 de Atos, nos fala da autoridade divina exercida por Paulo e Silas libertando uma jovem de um espírito adivinhador que a possuía e que fazia até algumas pessoas obter  lucros com os tais poderes que essa jovem tinha. Quando essas pessoas perceberam que a jovem tinha sido liberta desse espírito através dos apóstolos, se enfureceram e levaram Paulo e  Silas perante as autoridades. Eles foram açoitados com varas e lançados na prisão. Diante dessa  questão, faz-se necessário termos um sensível discernimento espiritual, senão poderemos falar muitas besteiras.
Se formos analisar, veremos que o que Paulo fez foi apenas expulsar o espírito imundo que possuía aquela jovem. Foi algo extraordinário sim, mas não creio, que esse tenha sido o motivo principal que o levara à prisão. Vamos ler o versículo 18: " Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele na mesma hora, saiu". Note que Paulo estava indignado, furioso, enraivecido. Acredito que Paulo tenha pago tal preço indo para a prisão, porque não soube controlar as suas emoções e sentimentos. O mesmo  também aconteceu com Moisés, quando o Senhor o mandou falar com a rocha e ele movido pela emoção, feriu a pedra batendo-a com o cajado, custando-lhe essa atitude a sua não entrada na terra prometida. Vemos nisso tudo que nossas emoções precisam estar sob o controle do Espírito que é quem nos dá toda autoridade Divina. Aleluia, também, porque podemos perceber que o  Senhor aproveita todas as oportunidades e a prisão de Paulo serviu para que o carcereiro e sua família fossem alcançados. Que Deus maravilhoso!
Bem, continuando ainda na luz da Palavra, sabemos que o apóstolo Paulo foi escolhido para pregar aos gentios,  pois os judeus estavam presos à velha tradição, não percebendo até então, que o véu da separação  havia se partido de alto a baixo, tornando-nos todos um. Era tão gritante essa falta de discernimento entre os discípulos, que Pedro ao ter uma visão, como é relatado em Atos 10:9 -16, negou-se a matar e comer os animais que o Senhor o ordenara. Note a desobediência por parte de Pedro.  Ele não soube discernir o que o Senhor estava tentando lhe dizer naquela visão; pois aqueles animais simbolizavam o povo gentio, os quais Pedro e os demais discípulos se negavam a ter comunhão. Em Gálatas 2:11 lemos que Paulo foi forçado a repreender duramente a Pedro e também teve muitos problemas com os demais discípulos, que ainda estavam sob os rudimentos da lei, querendo até a continuação da circuncisão; prática que tinha sido abolida com a morte de cruz do Senhor Jesus.
Muitas vezes, nós também somos assim como Pedro; cheios de conceitos rudimentares, doutrinários, insensíveis ao falar do Senhor, sendo necessário a intervenção divina de forma mais contundente e incisiva. O Senhor aproveita todas as situações e circunstâncias, das mais adversas possíveis para tratar ou admoestar a quem Ele quer alcançar. Precisamos ter sensibilidade para discernir a vontade do Senhor, quando nos sobrevierem as dificuldades, sejam elas ocasionadas por nossos erros ou enviadas pelo Senhor para nos tratar e alinhar os nossos pensamentos.  Vemos isto claramente no texto de Atos 16:18, quando Paulo já se encontrava indignado pelos sucessetivos dias de incômodo que o espírito maligno o causava. Então ele furiosamente, usou a autoridade divina que estava implícita nele e expulsou aquele espírito. Aqui fica claro que ele fez por sua necessidade, já que há muitos dias sentia-se incomodado. Apesar do preço  que ele pagou por tal atitude, nada, nenhuma adversidade o fez desistir do Senhor; pelo contrário ele orava e cantava louvores, pois  sabia das providências divinas e mesmo depois de ter levado muitos açoites, as suas dores não o fizeram entristecer e desvanecer. Sempre foi alguém que submeteu-se ao Senhor e obedeceu a Sua Palavra.
Graças a Deus, que sempre procura encontrar caminho em alguém que possa levar a cabo Sua economia e o Seu propósito eterno.
Que isso nos sirva de lição! Que Deus possa sempre nos dar o discernimento da Sua vontade a fim de O servirmos adequadamente e com alegria.
             Jesus é o Senhor!!!! 


"Um erro cometido jamais poderá ser corrigido, apenas podemos nos corrigir para não cometer o mesmo erro novamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO